New job

quinta-feira, 25 de março de 2010

15 dias
1ª promoção

Crónica - Benfica - 21-03-2010

segunda-feira, 22 de março de 2010

Faz sentido usar este blog para publicar a crónica que escrevo para o "O Ponto" quinzenalmente. Cá vai a desta edição:

3 foi a conta que Jesus fez


Nem me vale a pena falar da eliminatória com o Marselha, ou as goleadas aos rivais. Vamos ver se nos entendemos: nós, benfiquistas, não andamos de peito inchado e a falar alto nos cafés em dia de jogo por arrogância ou sobranceria. Isto é apenas o resultado de quase 20 anos de maus presidentes, maus treinadores e consequentemente jogadores como Pesaresi, Toy, El Hadrioui, Akwá, Tote, Escalona, Michael Thomas, Pringle e outro cento deles de cujos nomes agora não me lembro (felizmente). Os nossos amigos, adeptos de outros clubes têm que compreender que estes são os sintomas do fim de um ciclo terrível de anos em que o Benfica se afastou do seu lugar por direito: a lutar por títulos e a impressionar internacionalmente. É claro que isto terá que causar algum desconforto em apoiantes do F.C. Porto, mas principalmente porque o fim do ciclo negro do Benfica ameaça coincidir com o início de um ciclo parecido para eles. Foi precisamente a esse sentimento que nos habituámos: ver a época a caminhar para o fim, ver a equipa em frangalhos, não ter esperança em vencer nada de importante, e pior do que tudo, não conseguir imaginar a época seguinte, o treinador, os jogadores, o sistema de jogo, e uma mística de vitória. Não é por mal, é a lógica da batata. Se há poucos anos acabávamos campeonatos em 3º ou 4º lugar e perdíamos todos os jogos contra os rivais directos, agora é quase nossa obrigação, depois de um golo nas antas, olhar para o tripeiro da mesa do lado e dizer: “toma lá que já almoçaste!”

As crises alimentam-se a si próprias, e começam nos maus resultados. Qualquer goleada esconde um problema de balneário. Se o Mourinho não tivesse 10 vitórias seguidas no Porto, deixar o Deco ou o Baía a treinar na equipa B teria sido um sacrilégio e meio bilhete para a rua em vez de um magnífico acto de gestão de homens. Assim como o Jesualdo seria um mestre da táctica se tivesse ganho alguns dos jogos em que inventou. Mas como previsivelmente lhe correram mal, a crise acentuou-se, os jogadores desmoralizaram, o capitão voltou a ser um caceteiro de 90 quilos em vez de um central de nível mundial, o Meireles passou a ser uma nódoa em vez de motor da equipa e o Rodriguez passou a ser um gordo sempre lesionado em vez de melhor jogador desviado do Benfica esta década. E o pior de um ciclo negro é entrar nele. Como areias movediças. Ás vezes quanto mais se esbraceja e luta para sair do problema, mais fundo nos enterramos. Isto pode demorar anos a resolver-se, especialmente quando já não se tem os números de telefone dos árbitros na agenda. Ou quando se tem os números mas os telefonemas aparecem no youtube.

No Sporting as crises não precisam de alimentarem-se a si próprias. Naquele clube não faltam especialistas em criá-las, alimentá-las, e especialmente desbobiná-las na imprensa. Porque as equipas administrativas que têm passado pelo Sporting, ou são discretas e pouco influentes na banca (portanto nada de reforços de qualidade), ou são influentes, conseguem dinheiro para reforços, mas são desbocados, exuberantes e maus a escolher jogadores e equipas técnicas (o que vai dar no mesmo). Os anos negros do S.L.B. disfarçaram este facto com alguns segundos lugares, mas agora pelos vistos tudo se compôs.

Sobre o Braga não falo por agora. Merece o respeito de ainda poder ser campeão. E porque aqueles jogadores aprenderam com Jorge Jesus.

Grandola.... Vila Morena

Por fim...os maiores receios que os Capitalistas podiam imaginar nos seus piores pesadelos passaram a realizar-se....o grande pais capitalista sucumbiu à grande tentação socialista e vai forçar todos os seus cidadãos a não ficarem preocupados sobre ficarem doentes.

Esta mudança será a primeira célula cancerosa que vai metastisar-se perante o resto do sistema Capitalista que existe para fazer o país mais poderoso e rico do mundo eventualmente morrer e sufocar por baixo dos problemas que são obviamente inevitáveis dentro do sistema Socialista.

Como se vê nos maiores países Socialistas que também tem um sistema de saúde Socialista (e.g. França, Canadá, China, Alemanha, Suíça, o resto do mundo desenvolvido...etc.) que não conseguem manter uma sociedade com vitalidade nem economias propriamente sustentáveis.


Isto é mesmo o principio do fim deste grande país.

Um pais que antes de hoje não tem nem um exemplo de Socialismo no seu tecido social-economico.

Por exemplo, o sistema super Capitalista Bancário Americano não precisa de forma alguma de ajuda governamental para sustentar-se.

Nem um dos maiores exemplos industriais dos Estados Unidos como por exemplo, os fabricantes de automóveis, nunca conseguiu imaginar-se este pilar de Capitalismo sustentar-se sem nada mais nem menos que as forças do "Mercado."

Outro grande exemplo de Capitalismo propriamente sustentável pelas "maos invisíveis" primeiramente imaginadas por um dos fundadores deste grande pais Capitalista o Adam Smith...A industria militar...que produz tantas coisas necessárias neste mundo como bombas, F-16s, tanques, bombas, e outros instrumentos mortíferos sem fim...produtos que sustentam e alimentam a sociedade global...nunca poderá sobreviver, crescer, e prosperar, com algum subsidio Governamental.

Somente estes três exemplos industrias super Capitalistas empregam (directamente ou indirectamente) dezenas de milhões de Americanos muitos deles cegamente Capitalistas (com razão!)...Muitos a ganhar muito muito mais que os Jogadores de Futebol de Leitão Profissionais. Depois há outros trabalhos que só conseguem existir num sistema ultra capitalista, como professores de escola, policias, bombeiros, lixeiros, construtores de obras civis, etc.

O melhor exemplo Capitalista que existe é o orçamento de o Departamento da Defesa, que nos anos Ultra-Capitalistas conhecidos por o mundo fora como os "Ânus Bush" ultrapassou 2 Triliões de dólares e continua a crescer debaixo do Dhalai Obama...ou seja, maior do que produto nacional de qualquer país do mundo excluindo os G-7...isto só de um braço do Governo Americano.

Realmente este passo de construir um Sistema de Saúde gerido pelo Governo a utilizar Médicos privados, com eles a fazerem decisões baseadas nas descobertas geralmente aceitáveis no mundo medico como normas de tratamento, nunca antes seria possível de ser imaginado nos Estados Unidos.  Isto é mesmo o ultimo prego no caixão Capitalista.....

O povo é quem mais ordena....

U.S.A. today

sexta-feira, 19 de março de 2010

O restaurante ocupa meio quarteirão. É grande. A copa, tem uns 50 metros de comprimento e toda ela é utilizada em dias de banquete. Em dias normais só os primeiros 20 metros. Depois dos fogões estão as bancadas de corte. De tudo. De carne a vegetais. A meio, a entrada para uma arca frigorífica enorme, e à porta bacias cheias de leitões à espera de serem recheados. Entro para abastecer o bar de sumos. Passa um leitão a voar que quase me acerta. É a bola de um jogo ridículo praticado por dois mexicanos que estavam lá dentro. Tornam-se mais contidos com a minha presença, mas nada que se assemelhe a vergonha. Estou moralmente escandalizado mas nem tento chamá-los á razão. Estão desumanizados por um estilo de vida que implica 14 horas de trabalho diário mal pago. Se calhar atirar cenouras uns aos outros é o mais parecido com divertimento que vão experienciar nos anos que aqui passarem. Nestas condições facilmente se passa de cenouras para leitões. Passa-me pela cabeça que neste país falar ou não inglês é o principal critério para o salário e o número de horas que se vai trabalhar. O segundo critério é o aspecto mais ou menos mexicano que se tem. São as regras do jogo e milhões de desumanizados sentem-se privilegiados por poderem jogá-lo. Conformo-me enquanto saio da arca. Antes desvio-me do leitão que um deles acabou de chutar. No mundo deles foi uma piada… ou um golo.

...

terça-feira, 16 de março de 2010

Trailer para qualquer filme candidato a um prémio da academia

segunda-feira, 15 de março de 2010

Eu sei que um blog pseudo-intelectual decente tem que apresentar um mínimo de textos bem estruturados e reveladores da pseudo-intelectualidade dos seus autores. Mas por um lado tenho chegado demasiado cansado para redigir a minha parte da cagança. Por outro, ultimamente vem parar às minhas mãos vídeos demasiado brilhantes para não publicar.


Ou haverá alguma coisa mais pseudo-intelectual do que isto?

(ponham o som alto e tenham paciência para 10 segundos de buffering mais 10 de publicidade)

Simons's Cat

Quem fez isto tem de certeza um gato em casa.


Quem tem um gato em casa vai perceber o que eu quero dizer.


1000

sábado, 13 de março de 2010

3 Semanas. 1000 visitas.

Nada mau...

Life carries on.

sexta-feira, 12 de março de 2010


Queria partilhar convosco um momento muito pessoal, e nada fácil, que estou a viver actualmente. Ao fim de contas, amigos não são só para piadolas e futebol.

Hoje, por volta do meio dia, o meu cunhado, Manuel Malta, parou de livrar uma curta batalha contra o cancro, que levou a melhor. Fico com a sensação de que, sabendo como foi dura esta batalha para ele, é bom que tenha acabado, e que finalmente todos quem o conhecemos e queremos possamos começar a celebrar a sua vida em vez de sofrer pela sua condição.

Acho que nenhum de vocês o conheceu, e não vou cair no velho cliché de dizer que era uma pessoa maravilhosa, um marido extraordinário e um pai exemplar, agora que já não poderá ouvir nem saber o que de ele dizem - não o farei, porque não é verdade.

O Manuel era um gajo cheio de defeitos, com um carácter fodido e que por vezes apetecia mesmo partir-lhe a cara à chapada. Mas todos aprendemos a gostar dele como era e quase desde que tenho memória, é parte da minha família, e o continuará a ser. Foi o gajo que me ensinou a conduzir, que me passava cigarros à escondida quando os meus pais não sabiam que eu fumava, e que me emprestou o dinheiro para comprar a passagem de avião para voltar a Portugal vai fazer 7 anos em breve.

Espero que a minha irmã, a minha sobrinha e o meu sobrinho consigam lidar o melhor possível com os fantasmas que, certamente, vão andar à volta das suas cabeças no futuro próximo.

Eu, por minha parte, tratarei de exorcizar os meus o mais rápido possível e continuar com a minha vida, seja o que for que isso quer dizer.

Musicalidade

quinta-feira, 11 de março de 2010

Porque é que com esta noção de ritmo, métrica, melodia e balanço eles têm Tom Jobim, Chico Buarque, João Gilberto, Toquinho, Vinicius, Caetano e tantos outros...


...e nós só ficámos com o Sérgio Godinho?

O melhor da noite dos Oscars...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Definitivamente, Robin Williams merece a minha eterna admiração.
Mister Williams aproxima-se do micro, e justo antes de apresentar a sua categoria, e imediatamente depois do segmento que apresentava os premiados com o "Academy's Governor Lifetime Achievement Awards" - como Lauren Bacall - solta esta pérola (one for the annals... - no pun intended):

"Good night, ladies and gentlemen. Last November, the Governor's Awards were held. Tonight, the Governor's Ball is going to be held... in fact, a lot of Balls are going to be held all over LA tonight."

Só mesmo ele. É só fazer o investimento de tempo de ver a série de videos da sua participação no Actor's Studio para perceber a dimensão do génio deste Senhor. Podem começar com este, o primeiro, e seguem os links para os outros (são 10 ou mais, acho... mas valem cada segundo):

http://www.youtube.com/watch?v=evq8wnvTC3M

Here's a bow to you, Mr. Williams, with my eternal admiration.

Ping...

Aqui estou eu. Só a marcar presença.
Aproveito para partilhar a minha última “panca”: audiobooks.

Abri uma conta com Audible (http://www.audible.com/) que vende qualquer quantidade de livros em formato áudio Sempre fui da opinião de que “meeeh... livros em áudio.. bah... e tal... postas...”. E nestes dias, como consequência de um podcast que acostumo ouvir já lá vão uns anos (http://www.twit.tv/ - TWiT é = This Week in Tech, recomendado para geeks que gostam de ouvir outros geeks a falar de tecnologia) e que oferecia um “trial” gratuito, decidi experimentar a ver que tal. A promoção oferecia dois livros grátis, e depois de estar uns dez minutos a tratar de decidir quais iam ser os dois que queria “ler” (como eles dizem), escolhi um livro que há muito tempo me causava muita curiosidade - de um senhor chamado John Perkins, de título “Confessions of an Economic Hitman” para experimentar, e como não queria arriscar que a experiência fosse uma merda (e queria um ponto de comparação) escolhi como a minha segunda opção “Harry Potter and the Sorcerer’s Stone” - este, porque primeiro: já tinha lido o original (e podia comparar), e segundo: porque quem lê o livro é nada mais e nada menos que Stephen Fry (quem não sabe quem é, pergunte ao Tio Google pelo actor inglês).

Ora bem... tenho que confessar... como dizem os nossos amigos americanos, “I’m hooked”. Posso dizer que ouvir Harry Potter (goste-se ou não do género) “falado” por um autêntico inglês é uma experiência deliciosa em si... mas o facto de poder “ler” no comboio (três horas de Harry Potter ida e mais três de volta para Lisboa), ou enquanto trabalho... priceless. Ideal para “commuters”.

Vendem os “livros” para todo tipo de dispositivos (mais de 500 dispositivos diferentes), incluindo iPods, iPhones Blackberries and what not, e uma vez que os compram, ainda que cancelem a conta, podem fazer download tantas vezes como quiserem até que a empresa feche... Uma conta Gold (US$7.49 por mês os primeiros 3 meses, US$14.95 o resto) dá direito a um crédito, ou um livro por mês, independentemente do preço de “cara” (com contadíssimas excepções, alguns livros de vários volumes custam dois créditos) e uma conta Platinum (US$22.95 por mês) são dois créditos. O único “problema” (que não é tal para os Shôres Membros deste blog...) é que os livros estão em inglês... In a nutshell, highly recommended.

E já agora, “Confessions of an Economic Hitman” não pude largar. Excelente conteúdo - seja o livro ou o audiobook. RECOMENDADO altamente.

Volto ao meu trabalho... enquanto “leio” “Spook Country” - a última criação de um dos meus autores favoritos, William Gibson.

Desculpem o “comercial” a Audible, mas sei que aqui muitos de nós gostamos muito de ler e por vezes não temos tempo, e achei pertinente partilhar.

Beijinhos à Prima.

Ui Ui


Cum filha dum camandro!..
Lá vais tu embora...
...Não inventasses mais uma vez!

Genial


O Pedro Ribeiro de vez em quando obriga-me a "roubar" qualquer coisa. Tá bem que ele faz rádio e os fãs mandam-lhe cenas... o que é certo é que pérolas destas merecem ser divulgadas.

A Definicao de Arte

terça-feira, 9 de março de 2010

Este titulo sugere a criação de um blogue especificamente para atacar este tema...Claro que não vou tentar chegar la com um só poste.

Mas a semana passada fui ao Museu Guggenheim para ver o que esperava ser um momento criado por os Animal Collective.

Apareceu no meu inbox um email com a descrição do evento seguinte:

ANIMAL COLLECTIVE & DANNY PEREZ
TRANSVERSE TEMPORAL GYRUS

Thursday, March 4
Doors open at 9 pm

For the Guggenheim's 50th Anniversary, the celebrated musicians Animal Collective have collaborated with artist Danny Perez on a site-specific performance piece that will transform the museum’s rotunda into a kinetic, psychedelic environment. Transverse Temporal Gyrus will feature original recorded music created specifically for this event along with video projections, costumes, and props, rendering the performers into intense, visual abstractions. Guests are invited to freely wander the museum's Frank Lloyd Wright-designed spiral ramps in order to fully immerse themselves in this one night only spectacle.

Com que então? Deve ser um show de mandar hóstias...para um aniversario quinquagésimo de uma obra como o Guggenheim...por só $30 paus...sim senhor...deve valer a pena...saltei, comprei, e pimba...la vou eu e a minha mulher gravida para dar a criança que ta para nascer a sua primeira experiência psicadélica. E quando em 20 anos a criatura pergunta se esteve num dos momentos definitivos na historia de um dos museus mais famosos do Universo...eu como bom pai orgulhosamente diria...Sim...estiveste la em útero...eu não te deixava faltar a tal momento importantíssimo de historia musical.

Ya vamos ver os Animal Collective num sitio que da para ver de vários ângulos, e com o máximo de mil pessoas...eu nem os conheço bem...mas sei o tamanho do Guggenheim. O "alure" deste "performance" seria ver uma banda super conhecida, num sitio super pequeno, para o mínimo preço de  $30...Dentro do contexto do quinquagenário do museu...deve ser algo de não esquecer.

Ora bem. Quando chegamos vimos isto:

Mais (e melhores) fotos aqui, aqui, e aqui.

Também tem descrições do evento que eu não passei o tempo a ler.

Em principio, não tinham nenhuns instrumentos. E estavam mascarados e completamente imóveis tipo os cabrões que se vestem-se como estátuas nos centros turísticos, só mexerem-se quando sentem uma moeda cair na lata de café que põem a frente deles...

Ora estão a falar com um gajo que prefere cuspir nessas latas do que por la uma moeda.

Em fim...pus $30 putas na lata dos Animal Collective e cá para mim, uma banda deve tocar instrumentos...nem isso nos deram...tínhamos que como prémio consolatório?...luzes psicadélicas e sons pré-gravados que simularam os sons de hipnotização...tivemos que sair de la antes de a Erin parir o bebe....em fim....o fuckin' barulho das luzes que tinham postas no Guggenheim não valeu $30 putas...

E musica pré-gravada? Musica não...sons, barulhos, pássaros, gatos, macacos, o som de a língua de um gecko a lamber o próprio olho....se não fosse quinta feira e se tivesse comido umas sementes de madeira de rosa havaiana...a minha opinião claramente tinha sido mais positiva.

No fim, isto era nada mais que uma experiência social, para ver quem pagava $30 putas para ver tres estatuas no meio de uma barulhento show de luzes num museu altamente arquitectónico...no fim nem se quer ha provas que os tres mascarados eram a Collectiva de Animais....o que e certo e que estavam a rir as gargalhadas o tempo inteiro...pelo menos eu estaria se fosse um deles.

Levei mas e com um Gyrus Transtemporial Transverso na peida.

Pelo menos não sai de la sem chular um absinto com cerveja de genjibre por $2 de gorjeta...isso sim valeu.

Eu não tenho medo! E tu?

sábado, 6 de março de 2010

P.S.: à falta de um jornal diário, foi o que se arranjou...

Tenham medo!

Ai do caralho que perca a puta da moeda!

I´m in







Não é que eu tenha muita moral...

quinta-feira, 4 de março de 2010

...mas "cadé" o pessoal deste blog?
Quer dizer... o Shô Mouro e o Shô Market Mouro andam sempre a arrotar as suas postinhas de pescada aqui, o Camarneiro já cá largou umas quantas palavras também, e eu, mal e porcamente, outro tanto...

E então? Os outros? Será que vão todos fazer jus à fama de marmanjos irredutíveis e passar ao lado desta maravilhosa aventura (uóda-se... essa ai ficou boa...)?

Então olhem... para todos os que ainda não "postaram" (mais uma para o teu dicionário, Mouro?) aqui lhes deixo um presentinho:



Vá... agora escrevam qualquer coisa, nem que seja para continuar esta tenra manifestação de carinho que aqui começei.

Perfeição

Para mim, simplesmente a melhor música de sempre.


Do you see the way that tree bends?
Does it inspire?
Leaning out to catch the sun rays
A lesson to be applied
Are you getting something out of this
All encompassing trip?
You can spend your time alone
Redigesting past regrets, oh
Or you can come to terms and realize
You're the only one who can't forgive yourself
Makes much more sense
To live, in the present tense
Have you ideas on how this life ends?
Check your hands and study the lines
Have you ever believed that the road ahead
Ascends off into the light?
Seems that needlessly it's getting harder
To find an approach and a way to live
Are we getting something out of this
All encompassing trip?
You can spend your time alone
Redigesting past regrets
Or you can come to terms and realize
You're the only one who cannot forgive yourself
Makes much more sense
To live in the present tense!

Pearl Jam

Portuguish

segunda-feira, 1 de março de 2010

Fazer parte de uma comunidade portuguesa nos Estados Unidos implica conhecer todo um novo vocabulário, sem o qual mais vale nem sair de casa. A lista é interminável, mas com a ajuda da Paulinha conseguimos compilar alguns termos de uso obrigatório no dia-a-dia:

Estôa - (Store / Loja). Estabelecimento de venda ou de comércio. Por exemplo: "Não te esqueças de ir à estôa!"

Béga - (Bag / Saco). Receptáculo de tecido, papel, couro ou plástico, aberto por cima e cosido por baixo e dos lados. Por exemplo: "Se fores à estôa trás uma béga de pão!".

Snicas - (Sneakers / Sapatilhas). Calçado leve de lona, ou de outro material maleável, usado na prática de alguns desportos e com vestuário informal. Por exemplo: "Vou trocar de snicas".

Snó - (Snow / Neve). Água congelada em pequeníssimos cristais hexagonais (que formam as estrelas de neve) provenientes da sublimação do vapor de água ou da congelação lenta de gotas de água nas altas camadas da troposfera, e que, em certas condições, pode precipitar-se sobre a superfície terrestre em flocos brancos e leves. Por exemplo: "Vou trocar de snicas porque logo de tarde vai cair snó".

Incha - (Inch / Polegada). Medida de comprimento inglesa equivalente a 0,0254 m. Por exemplo: "Vou trocar de snicas porque logo de tarde vai cair para cima de 10 inchas de snó".

Frizar - (to freeze / congelar). Passagem ao estado sólido através de um processo de arrefecimento. Por exemplo: "Vou trocar de snicas porque logo de tarde vai cair para cima de 10 inchas de snó e o chão fica frizado".

Tróque - (Truck / Camião). Viatura automóvel pesada destinada ao transporte de mercadorias. Por exemplo: "Tive uma avaria no tróque".

Fixar - (to fix / Arranjar). Consertar, reparar. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque"

Draivar - (Drive / Conduzir). Dirigir um veículo. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar."

Blóque - (Block / Quarteirão). Grupo de edifícios dispostos agrupados de forma rectangular. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar à volta do blóque".

Rôdo - (Road / Estrada). Via de comunicação terrestre especialmente destinada ao trânsito de veículos automóveis. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar à volta do blóque para encontrar um rôdo desimpedido".

Parquear - (to park / estacionar). Parar temporariamente um veículo em local destinado ao efeito. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar à volta do blóque para encontrar um rôdo desimpedido para parquear".

Côrte - (Court / Tribunal) - Órgão de autoridade especificamente investido na função de justa composição de litígios. Por exemplo: "Hoje fui à côrte".

Prossecur - (Prosecutor / Promotor público) - Responsável pela acusação numa disputa jurídica contra o estado. Por exemplo: "Hoje fui à côrte falar com o prossecur".

Tiquête - (Ticket / Multa) -  Pena pecuniária, coima. Por exemplo: "Hoje fui à côrte falar com o prossecur para ver se me livrava de um tiquête".

Báda - (to bother / Incomodar) - Causar incómodo a; importunar; perturbar; aborrecer. Por exemplo: "Isso não me dá báda".