Pânico...no Penico

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ora bem...ate agora devem estar malucos por saberem porque é que este cromo tem o nome "Market Mouro" sem ser para distinguir-se do outro Mouro que criou esta pouca vergonha de blog...espero chegar la com este post.

Uma das piores coisas que me tem acontecido ultimamente é perceber que o país de onde vem o meu sangue...esta como titular num acrónimo absurdo e francamente ofensivo...PIIGS...ou seja.

Portugal..Irelanda...Italia...Grecia...'Spanha...e tudo.

Ora comparar estes países com porcos....alguns que já tinham chegado ao nível Imperial dos EUA quando os EUA ainda estavam nos tomates dos Ingleses, outros que contribuíram ou para a gastronomia do nosso mundo ou para a literatura, cultura, matemática..em fim....reduzir estes países em gado num só acrónimo é injusto...e se calhar não é a crise económica que esta a criar os tais protestos Gregos...se calhar é a fúria devida a este acrónimo injusto....mas pronto, não é por ai que chego ao meu ponto.

Se perguntas ao Economista mais próximo...sem duvida ele devera chegar a desenvolver a teoria de que entre os Países Suínos todos vão chegar a foder com o mundo todo (como e que os EUA não chegaram a entrar neste grupo e um mistério profundo).

Mas podem todos estar descansados. Porque no pânico de 2008...descobri que umas das métricas mais importantes para medir o nível de medo entre bancos...chama-se o TED Spread.

Isto e uma medida sobre a diferença da taxa de imposto que os bancos pagam acima de a taxa de imposto que paga os EUA na divida a curto prazo (para ficarem mesmo instruídos cliquem aqui).

Bem o TED normalmente fica numa media de 16 a 20...só para perspectiva...Junho 2007 ate Maio 2009 pouco tempo passou abaixo de 50...e por norma nesse tempo o TED estava no nível minimo de 100..e ate chegou ao nível de 500....sim 500 para um numero que passou a vida inteira a passear pelos 20....é bastante fornicadice para causar um pânico suficiente para por os países sejam eles Humanos ou Suínos a cagar nas cuecas.

Portanto...chegamos finalmente ao meu ponto...as bolsas andam a girar para cima e para baixo ostensivamente por causa dos PIIGS e das dividas que acumularam que são muito acima do produto nacional...embora isto não seja um problema que não se deve resolver...se fosse um problema tão grave como por exemplo a falência de um grande banco do Wall St....o nosso amigo TED nos dizia que realmente a merda ia rapidamente bater na ventoinha (tradução).

Mas não...quem presta atenção nesta métrica super importante chegará a conclusão que não estamos num nível de pânico...antes pelo contrario....o nosso amigo TED esta abaixo de 15...um nível que já não atinge a pelo menos 5 anos.

Portanto...os Porcos podem continuar na vidinha deles e esperamos que este mini-pânico dê para eles finalmente porem-se em ordem financeira...mas acho que não vão lá ter se continuamos a degradar-los com acrónimos insultuosos.

1 comentários:

M disse...

Com alguma paciência conseguem-se acrónimos insultuosos para todos os gostos:

Canada
United
States

Ou territórios de língua inglesa:

Canada
Australia
Gibraltar
Africa do Sul
Nova Zelândia
Escócia
Irlanda
Reino Unido
American Samoa