A Definicao de Arte

terça-feira, 9 de março de 2010

Este titulo sugere a criação de um blogue especificamente para atacar este tema...Claro que não vou tentar chegar la com um só poste.

Mas a semana passada fui ao Museu Guggenheim para ver o que esperava ser um momento criado por os Animal Collective.

Apareceu no meu inbox um email com a descrição do evento seguinte:

ANIMAL COLLECTIVE & DANNY PEREZ
TRANSVERSE TEMPORAL GYRUS

Thursday, March 4
Doors open at 9 pm

For the Guggenheim's 50th Anniversary, the celebrated musicians Animal Collective have collaborated with artist Danny Perez on a site-specific performance piece that will transform the museum’s rotunda into a kinetic, psychedelic environment. Transverse Temporal Gyrus will feature original recorded music created specifically for this event along with video projections, costumes, and props, rendering the performers into intense, visual abstractions. Guests are invited to freely wander the museum's Frank Lloyd Wright-designed spiral ramps in order to fully immerse themselves in this one night only spectacle.

Com que então? Deve ser um show de mandar hóstias...para um aniversario quinquagésimo de uma obra como o Guggenheim...por só $30 paus...sim senhor...deve valer a pena...saltei, comprei, e pimba...la vou eu e a minha mulher gravida para dar a criança que ta para nascer a sua primeira experiência psicadélica. E quando em 20 anos a criatura pergunta se esteve num dos momentos definitivos na historia de um dos museus mais famosos do Universo...eu como bom pai orgulhosamente diria...Sim...estiveste la em útero...eu não te deixava faltar a tal momento importantíssimo de historia musical.

Ya vamos ver os Animal Collective num sitio que da para ver de vários ângulos, e com o máximo de mil pessoas...eu nem os conheço bem...mas sei o tamanho do Guggenheim. O "alure" deste "performance" seria ver uma banda super conhecida, num sitio super pequeno, para o mínimo preço de  $30...Dentro do contexto do quinquagenário do museu...deve ser algo de não esquecer.

Ora bem. Quando chegamos vimos isto:

Mais (e melhores) fotos aqui, aqui, e aqui.

Também tem descrições do evento que eu não passei o tempo a ler.

Em principio, não tinham nenhuns instrumentos. E estavam mascarados e completamente imóveis tipo os cabrões que se vestem-se como estátuas nos centros turísticos, só mexerem-se quando sentem uma moeda cair na lata de café que põem a frente deles...

Ora estão a falar com um gajo que prefere cuspir nessas latas do que por la uma moeda.

Em fim...pus $30 putas na lata dos Animal Collective e cá para mim, uma banda deve tocar instrumentos...nem isso nos deram...tínhamos que como prémio consolatório?...luzes psicadélicas e sons pré-gravados que simularam os sons de hipnotização...tivemos que sair de la antes de a Erin parir o bebe....em fim....o fuckin' barulho das luzes que tinham postas no Guggenheim não valeu $30 putas...

E musica pré-gravada? Musica não...sons, barulhos, pássaros, gatos, macacos, o som de a língua de um gecko a lamber o próprio olho....se não fosse quinta feira e se tivesse comido umas sementes de madeira de rosa havaiana...a minha opinião claramente tinha sido mais positiva.

No fim, isto era nada mais que uma experiência social, para ver quem pagava $30 putas para ver tres estatuas no meio de uma barulhento show de luzes num museu altamente arquitectónico...no fim nem se quer ha provas que os tres mascarados eram a Collectiva de Animais....o que e certo e que estavam a rir as gargalhadas o tempo inteiro...pelo menos eu estaria se fosse um deles.

Levei mas e com um Gyrus Transtemporial Transverso na peida.

Pelo menos não sai de la sem chular um absinto com cerveja de genjibre por $2 de gorjeta...isso sim valeu.

0 comentários: