Portuguish

segunda-feira, 1 de março de 2010

Fazer parte de uma comunidade portuguesa nos Estados Unidos implica conhecer todo um novo vocabulário, sem o qual mais vale nem sair de casa. A lista é interminável, mas com a ajuda da Paulinha conseguimos compilar alguns termos de uso obrigatório no dia-a-dia:

Estôa - (Store / Loja). Estabelecimento de venda ou de comércio. Por exemplo: "Não te esqueças de ir à estôa!"

Béga - (Bag / Saco). Receptáculo de tecido, papel, couro ou plástico, aberto por cima e cosido por baixo e dos lados. Por exemplo: "Se fores à estôa trás uma béga de pão!".

Snicas - (Sneakers / Sapatilhas). Calçado leve de lona, ou de outro material maleável, usado na prática de alguns desportos e com vestuário informal. Por exemplo: "Vou trocar de snicas".

Snó - (Snow / Neve). Água congelada em pequeníssimos cristais hexagonais (que formam as estrelas de neve) provenientes da sublimação do vapor de água ou da congelação lenta de gotas de água nas altas camadas da troposfera, e que, em certas condições, pode precipitar-se sobre a superfície terrestre em flocos brancos e leves. Por exemplo: "Vou trocar de snicas porque logo de tarde vai cair snó".

Incha - (Inch / Polegada). Medida de comprimento inglesa equivalente a 0,0254 m. Por exemplo: "Vou trocar de snicas porque logo de tarde vai cair para cima de 10 inchas de snó".

Frizar - (to freeze / congelar). Passagem ao estado sólido através de um processo de arrefecimento. Por exemplo: "Vou trocar de snicas porque logo de tarde vai cair para cima de 10 inchas de snó e o chão fica frizado".

Tróque - (Truck / Camião). Viatura automóvel pesada destinada ao transporte de mercadorias. Por exemplo: "Tive uma avaria no tróque".

Fixar - (to fix / Arranjar). Consertar, reparar. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque"

Draivar - (Drive / Conduzir). Dirigir um veículo. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar."

Blóque - (Block / Quarteirão). Grupo de edifícios dispostos agrupados de forma rectangular. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar à volta do blóque".

Rôdo - (Road / Estrada). Via de comunicação terrestre especialmente destinada ao trânsito de veículos automóveis. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar à volta do blóque para encontrar um rôdo desimpedido".

Parquear - (to park / estacionar). Parar temporariamente um veículo em local destinado ao efeito. Por exemplo: "Hoje fui mandar fixar o tróque. Tive que draivar à volta do blóque para encontrar um rôdo desimpedido para parquear".

Côrte - (Court / Tribunal) - Órgão de autoridade especificamente investido na função de justa composição de litígios. Por exemplo: "Hoje fui à côrte".

Prossecur - (Prosecutor / Promotor público) - Responsável pela acusação numa disputa jurídica contra o estado. Por exemplo: "Hoje fui à côrte falar com o prossecur".

Tiquête - (Ticket / Multa) -  Pena pecuniária, coima. Por exemplo: "Hoje fui à côrte falar com o prossecur para ver se me livrava de um tiquête".

Báda - (to bother / Incomodar) - Causar incómodo a; importunar; perturbar; aborrecer. Por exemplo: "Isso não me dá báda".

0 comentários: